Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CARTILHA CONTABIL PARA O CEBAS

Foi lançado recentemente o MANUAL DO USUÁRIO para as entidades que precisarão da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS que irão apresentar o formulário eletrônico contábil, que reúne as principais rubricas de interesse para fins de análise dos requerimentos de renovação e de concessão originária do CEBAS É importante que a entidade observe a correspondência entre os valores lançados no formulário e aqueles constantes das suas demonstrações contábeis, anexadas a este requerimento, uma vez que as mesmas serão objeto de verificação pela análise contábil. As entidades deverão manter escrituração contábil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicação em gratuidade de forma segregada, evidenciando os gastos nas diversas áreas de sua atuação, em consonância com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade.
É imprescindível a observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, em especial o da competência. A eventual falta de rubricas nas demonstrações contábeis como: provisões, depreciações, demais contas retificadoras ou a inexistência de valores a receber e a pagar poderá ser considerada como descumprimento às normas contábeis.
Acesse o MANUAL clicando no link ao lado e também o MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABEIS PARA FUNDAÇÕES E ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário